Cuidados ao se Adotar a Dieta da Batata Doce

O aparecimento de diferentes opções de “alimentos da moda” é constante, mas poucos conseguem se manter firmes nos cardápios de quem quer emagrecer e ganhar massa como a batata-doce, verdadeira queridinha de famosas e musas fitness.

Batata-doce ajuda a emagrecer? Por quê?

Boa fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é lentamente digerida pelo organismo, a batata-doce evita picos de insulina e gera energia ao corpo de forma equilibrada. Rico em fibras, o alimento ainda promove bom funcionamento do intestino e prolonga a sensação de saciedade, combatendo assim fome fora de hora ou apetite exagerado. Vale lembrar que, diferente do que se pensava há até pouco tempo, carboidratos são fundamentais para a perda de peso saudável e sustentável. No entanto, é preciso apostar nas opções nutritivas e funcionais, como é a batata-doce.

Como fazer a dieta da batata-doce

Não há grandes segredos em adotar uma dieta à base de batata-doce, especialmente porque o plano alimentar pode ser bastante variado, dependendo das necessidades e objetivos de cada pessoa. O princípio, porém, normalmente é o mesmo: consumir uma porção do alimento como uma das principais fontes de carboidrato, em substituição ao arroz branco, batata comum, macarrão e pão.

Uma das combinações mais famosas e populares é a da batata-doce com frango. O casamento de sucesso é baseado na união entre um carboidrato de baixo índice glicêmico e uma fonte de proteína de alto valor biológico, que libera energia lentamente no organismo, contribuindo para a sensação de saciedade e fornecendo substrato para a reparação muscular.

Mas engana-se quem pensa que o frango precisa ser sempre o acompanhante principal da batata-doce. Se o seu objetivo é emagrecer e ganhar massa magra, pode apostar em um cardápio baseado em batata-doce, com café da manhã, lanches, almoço, jantar e até ceia.

Cuidados para não engordar com a dieta

Assim como não existem dietas milagrosas, um plano alimentar baseado na batata-doce precisa de cuidados para que não resulte em prejuízos à saúde. Buscar a orientação de um nutricionista, portanto, é fundamental para tirar proveito do alimento de forma equilibrada.

Uma das desvantagens em relação à dieta da batata-doce é que ela pode se tornar monótona e difícil de ser seguida quando ocorrem as repetições. Os resultados são conhecidos: abandono do plano, ganho de peso e efeito sanfona.

Além disso, especialistas em nutrição e saúde ressaltam que manter apenas um tipo de alimento no cardápio e exagerar em seu consumo pode provocar carência de nutrientes, vitaminas e minerais, especialmente se a dieta for restritiva demais.

A batata-doce, ainda, é calórica e, portanto, não deve ser consumida em quantidades exageradas.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Você não precisa passar fome para perder peso.

    • adriana disse:

      Passar fome, nunca! É justamente o contrário que devemos fazer. Quando se pula refeições ou se deixa de comer, o metabolismo tende a reduzir, podendo provocar o efeito rebote. Com exceção do processo de jejum intermitente. Aí já é outra história!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/u104781656/public_html/wp-includes/functions.php on line 3721

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/u104781656/public_html/wp-includes/functions.php on line 3721