O que é Catabolismo Muscular

 

A todo instante, milhares de reações químicas acontecem em nossas células, possibilitando a síntese e a degradação dos nutrientes que obtemos através da alimentação.

O conjunto de todas essas reações nós chamamos de metabolismo, que constitui a base da vida.

Podemos dividir o metabolismo em duas categorias: anabolismo e catabolismo. As reações anabólicas são responsáveis pela produção de novos compostos orgânicos como as proteínas, por exemplo.

Já o catabolismo é definido como a quebra de matéria orgânica, e tem como característica a liberação de grandes quantidades de energia.

Quando o anabolismo é maior que o catabolismo, a pessoa ganha massa muscular, pois consegue formar mais proteína do que degrada. Quando o catabolismo supera o anabolismo, seus músculos diminuem. Para que nosso corpo fique em equilíbrio, os dois processos devem ocorrer na mesma proporção; quando isso acontece, dizemos que o organismo está em homeostase.

Por que o catabolismo muscular acontece?
Em condições normais, o corpo utiliza uma forma de energia chamada de glicogênio, que é proveniente do consumo de carboidratos. Quando os estoques de glicogênio acabam, o organismo passa a utilizar as reservas de 
gordura corporal como combustível. E, por sua vez, quando se esgotam as gorduras, é a vez de a musculatura servir de energia para o corpo. Isso acontece quando você fica longos períodos sem se alimentar ou quando reduz os carboidratos na alimentação. Ou também pode acontecer com pessoas muito magras ou com quem tem dificuldade para ganhar massa muscular.

Além de limitar seu ganho de massa muscular, o estado catabólico também pode ser prejudicial à saúde. O sistema imunológico, os órgãos digestivos e a liberação de hormônios de crescimento ficam comprometidos quando o organismo sai do seu equilíbrio e passa a degradar tecido muscular.

Quer saber dicas do que fazer para evitar o Catabolismo Muscular?  Acesse: segredosdaboaforma.com/como-evitar-catabolismo-muscular

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/u104781656/public_html/wp-includes/functions.php on line 3721

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/u104781656/public_html/wp-includes/functions.php on line 3721